A Palavra de Deus na vida dos membros do ICaPP

Setembro, na Igreja Católica, no Brasil, é o mês dedicado à Palavra de Deus. Ele foi escolhido como o “Mês Bíblia” devido a festa de São Jerônimo (340-420), no dia 30 de setembro. Esse santo e doutor da Igreja dedicou anos da vida, vivendo como eremita, para traduzir a Bíblia para o latim. Uma de suas frases célebres é: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.

A Bíblia não é um mero livro de histórias, mas sim, Palavra viva de Deus. É atual e nova e sempre tem algo a dizer àquele que dela se aproxima. A Bíblia não é um livro para ser lido, mas sim para ser rezado e meditado, é também um canal de comunicação com Deus. Quando a lemos, é Deus mesmo que vem ao nosso encontro e nos fala e sempre pede de nós uma resposta.

Quem faz a experiência de rezar a Palavra de Deus, cotidianamente, e se deixar guiar por ela, torna-se amigo de Deus. Sendo assim, a Palavra de Deus é, para os que acreditam nela, como um GPS que indica o caminho a seguir.

Neste mês da Bíblia, os membros do Instituto Católico de Psicologia e Pesquisa (ICaPP) partilharam sobre sua experiência com a Palavra de Deus, destacando um versículo bíblico que marca suas vidas.

Para o Dr. Ismael José Vilela, diretor do ICaPP, a Palavra de Deus que guia sua vida é da Carta de São Paulo aos Filipenses: “E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou- se ainda mais, tornando- se obediente até a morte, e morte de cruz”(Fl 2,8).

Ligia Carla Fürstenberger, psicóloga de Curitiba, também se inspira na palavra do apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13). A mesma frase inspira a vida da Irmã Nair Izoton, de Cascavel (PR).

Sobre sua experiência de viver a Palavra de Deus, José Luís de Lima, de Ourinhos (SP), escreveu: “A palavra que inspira a minha vida é: As armas do demônio nunca prevalecerão contra nós! Essa garantia de estar no time certo, mesmo quando sofremos um gol, ter a certeza que temos um grande Pai, uma Maria que venceu o inimigo e Jesus que derrotou a morte…não precisa mesmo de mais nada”.

Sua esposa, Judith Matsuko Abe de Lima, de Ourinhos (SP), escreveu: “No ICaPP temos procurado viver diariamente e, em todas as ocasiões, uma frase bíblica, que o nosso diretor espiritual, Dom Mário Spaki, tem nos ajudado a escolher e que, mensalmente, partilhamos as experiências que tivemos nessa vivência.  Atualmente, escolhemos a frase: “Amar Jesus no irmão”, que parece fácil à primeira vista, porém se torna exigente quando o próximo é alguém com quem temos alguma dificuldade e o enfrentamento deste obstáculo sempre nos leva a sentir uma alegria imensa e indescritível! Escolher uma frase bíblica e, sinceramente, procurar vivê-la durante dias ou meses nos ajuda na autossuperação e a nos firmarmos no caminho para a santidade!”.

O psicólogo Darlen Macedo Vaz, de Rio Grande (RS), inspira-se numa palavra bíblica extraída da cena das Bodas de Caná: “Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!” (Jo 2,5). Segundo ele, é por intermédio de Maria, que se ouve Jesus.

Rosimeire de Assis Silva Mariano, psicologa de Dourados (MS), inspira sua vida numa palavra que se encontra no livro do Profeta Isaías. “Todos vós que estais sedentos, vinde à nascente das águas; vinde comer, vós que não tendes alimento. Vinde comprar trigo sem dinheiro, vinho e leite sem pagar” (Is 55,1 ss). Ela enviou uma foto de sua Bíblia nesta página:

O Salmo 23 é a inspiração para a vida da Marluze Inês de Almeida Tito, psicóloga de de Belo Horizonte (MG). “Este Salmo, ou melhor, o versículo 1: “O senhor é meu pastor de nada terei falta”, li na rua, num momento muito especial e difícil da minha vida, numa hora em que estava questionando o que seria de mim e de minha família, num momento de virada total. Estávamos chegando de volta à BH, depois de 10 anos no interior, um momento de fragilidade muito grande. Estava, justamente, entrando em BH e pensando o que seria de nós. Vi escrito numa tábua, na beira de uma calçada. Meus ânimos se renovaram, me senti confiante e segura. Nunca mais me esqueci e sempre que leio me renova as forças. Deus tem me sustentado todos os dias da minha vida. E não canso de me lembrar que “O Senhor é meu Pastor e nada me falta”. É Ele que me conduz e me restaura, que me unge e me acompanha por todos os caminhos e assim será até o fim dos meus dias”, escreveu Marluze.

“Buscai antes o Reino de Deus e sua Justiça e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Lc 12,31). Essa é a Palavra que inspira a vida da psicóloga Érika Lopes Pinheiro Nogueira, de Dourados (MS). Assim ela relata a sua experiência: “Essa Palavra o Senhor me deu numa Santa Missa aos meus 17 anos, no Colégio Dom Bosco, quando tive o discernimento de que era a Psicologia a minha vocação. Esta Palavra Ilumina, desde o início até hoje, minha caminhada nas veredas da psicologia, e o ICaPP, é a melhor e maior resposta de Deus na minha vocação. Dou Glórias a Deus!”.

A psicóloga Maria Goreti Lopes de Arruda, de Curitiba (PR), contou que a Palavra da liturgia de cada dia é uma inspiração para a sua vida. “Sempre procuro refletir o que Deus tem a me dizer a cada dia, mas sempre temos uma palavra que nos sustenta em cada momento. O livro de Daniel 3, 52-90 é um cântico dos jovens colocados na fornalha, ardente pelo rei Nabucodonosor. Esses jovens só puderam glorificar a Deus naquele momento de sofrimento, porque em suas vidas viveram uma intimidade com Deus e, agora, o glorificavam, pois sabiam que Deus não os abandonaria, mesmo que se morressem nessa vida, a certeza da ressureição e o encontro com o criador eram sua fé. Assim, procuro viver agradecendo a Deus e rezando este cântico de louvor em momentos de alegria ou de tribulação, recitando sempre: “Glorificai o Senhor Deus, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia”, escreveu Goreti.

E para você? Qual Palavra de Deus inspira a sua vida? Partilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s