29º Encontro do ICaPP

Psicólogos, médicos e uma assistente social reuniram-se no seminário dos Padres Agostinianos, em Maringa (PR), nos dias 5 a 10 de julho. Entre os 25 participantes do encontro, esteve presente o bispo de Paranavaí (PR) e diretor espiritual do ICaPP, dom Mário Spaki. Os participantes vieram dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Dr. Ismael José Vilela relata como foi o encontro:

Nosso dia começava com a oração da manhã, com a recitação do Ofício das leituras e as Laudes. Toda a parte da manhã era dedicada ao atendimento psicoterapêutico e à supervisão. Na parte da tarde, estudávamos algum tema teórico (antropologia, relacionalidade, fé e razão, fundamentos do projeto Mãe Amável, Ideologia de Gênero). Ao final da tarde, celebrávamos a missa, com a recitação de Vésperas. À noite, fazíamos a partilha de vida e partilha terapeutica. Para encerrar o dia, recitávamos o terço.

Esse encontro teve um significado muito especial, pois desde março de 2020 não nos reuníamos presencialmente. Apenas nos falávamos e nos víamos on-line. Alem disso, foi um encontro muito nosso mesmo. Os anteriores eram realizados na Fazenda Esperança, onde nos inseríamos no contexto mais amplo dos internos da Fazenda.

Nosso diretor espiritual se colocou à disposição de todos para o atendimento, em direção espiritual ou em confissão. Outro aspecto muito positivo foram as instalações do seminário, rodeadas por uma natureza exuberante e muito bem tratada. Não podemos esquecer também da excelente cozinha, que produzia alimentos saudáveis e saborosos.

Algumas palavras resumem todo o clima do evento: um reencontro caloroso, fraterno, harmonioso, no qual podíamos sentir a presença de Deus entre nós. Experimentamos o que se dizia dos primeiros cristãos: “vede como eles se amam”.

Transcrevo as palavras de alguns membros, enviadas no grupo de Whatsapp, logo após o encontro:

“Estou me sentindo revigorada e com muita energia para dar continuidade a esse trabalho maravilhoso”.

“Voltamos reabastecidos de amor e aprendizado. Que tenhamos outros momentos como este”.

“Agradeço a cada um pela partilha e amizade. Me sinto fortalecida para continuar a nossa jornada da vida.”

“Agradeço pelo encontro e pelas partilhas e companhia nestes dias de muita oração, graças, conhecimento e energia para continuarmos nessa missão.”

“Foi um encontro em que pudemos sentir a presença de Deus no nosso meio. Louvado seja Deus por nos ter reunido nessa missão do Icapp”.

“Momentos únicos que deixaram saudades. Como foi bom todo o cognitivo, essa troca afetiva, quanto amor e aprendizado. Enriquecedor em todos os sentidos”.

Confira algumas fotos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s