PLANEJAR UM NOVO ANO

Mais um ano está se iniciando. Essa nossa organização do tempo, dividido em minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas, e assim por diante, ajuda-nos a fazer marcos ao longo da nossa história. São esses marcos que nos permitem criar uma narrativa da própria vida: com tal idade eu me formei, casei, comprei minha casa, realizei um sonho; em tal data conheci o amor da minha vida, perdi uma pessoa querida. É nessa narrativa, com seus marcos, que iniciamos e concluímos períodos importantes da nossa vida.

Cada início de ano traz uma expectativa de recomeço. Quem nunca fez promessas e propósitos na virada do ano? Começar uma dieta ou uma academia, um estudo, guardar dinheiro para realizar um sonho, mudar algum hábito. São muitos os desejos de mudança interior e exterior, de que o novo ano traga coisas novas.

Trata-se de uma oportunidade que se abre diante de nós, mas ela não depende do ano que estreia no calendário, e sim de nós mesmos. Desejar é bom, porém insuficiente. É preciso planejar, é preciso agir, é preciso traçar metas e determinar-se a cumpri-las. E, como tudo na vida, é algo exigente.

Porém, quando ao nosso desejo se une a determinação, podemos nos abrir para acolher esse novo, que não será um presente do novo ano, mas sim das nossas novas atitudes. Para isso, hoje, podemos nos servir de ferramentas que podem facilitar nossos projetos.

O psicólogo do ICaPP, Darlen Vaz, publica em seu perfil do Instagram, pequenos vídeos intitulados: “Saúde mental em gotas”. No dia 3 de janeiro, ele falou sobre a ferramenta “Planner”, que pode ser muito útil a quem deseja estabelecer metas e criar um planejamento para o ano de 2023.

Segue a descrição do que ele fala no vídeo:  

Você já deve ter ouvido falar de “Planner”, que é uma ferramenta que permite organizar várias áreas de sua vida, como também agendar seus compromissos. Nesta ferramenta, você pode definir suas metas de curto, médio e longo prazo, pois é importante termos uma visão a longo prazo, visto que, muitos projetos tendem a se concretizar em um tempo maior. Mas, não podemos nos descuidar das atividades corriqueiras que são as pequenas conquistas e só elas poderão nos capacitar para os grandes projetos. Fique atento, não te descuides. Viva intensamente cada micro vitória”. (Acesse o vídeo aqui.)

Assista outros vídeos com dicas de “Saúde mental”, seguindo o perfil do Instagram: @ psicologodarlenvaz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s