ICaPP realiza encontro em Maringá com a participação de oito novos psicólogos

O Instituto Católico de Psicologia e Pesquisa (ICaPP), realizou um encontro nos dias 11 a 16 de setembro no Seminário Agostiniano, em Maringá. Participaram 31 pessoas: dois médicos, um assistente social e 28 psicólogos, sendo oito novos. O grupo contou também com a participação e o acompanhamento do diretor espiritual, dom Mário Spaki, bispo diocesano de Paranavaí.

O objetivo principal do encontro foi acolher os novos participantes, e aprofundar os temas de psicologia, antropologia e espiritualidade de comunhão. Os cinco dias de encontro, eram divididos entre momentos de oração e aprofundamento de temas teóricos, na parte da manhã; a prática terapêutica, na parte da tarde; missa e momentos de partilha e convivência, no período da noite.

Sobre a acolhida aos novos participantes, o presidente do ICaPP, dr. Ismael José Vilela, disse: “O ICaPP tem despertado interesse entre psicólogos e médicos e alguns tem nos procurado com a intenção de conhecer e se aproximar, a fim de fazer parte da nossa experiência. Em função desse interesse, nós realizamos mais esse encontro em que recebemos oito novos psicólogos, alguns já formados, outros na fase final do curso de psicologia”, disse ele.

Uma das participantes do encontro, a psicóloga Josiane Romancini, da cidade de São Miguel do Oeste (SC), testemunha: “Estar no encontro do ICaPP foi um momento de introspecção, de partilha, de olhar para o outro e compreender que em nosso íntimo existe uma fagulha de luz que reaviva a nossa alma a cada experiência e palavra partilhada. Fez-me pensar o quão pequeno e grande somos, e o quão importante é o nosso trabalho frente as dores emocionais das pessoas que nos procuram. Toda vez que volto para casa, depois destes momentos, tenho a certeza que não estou só e que a minha missão, além de escutar e acolher, é fazer o amor circular”.

Outra finalidade do encontro, segundo dr. Ismael, foi aprofundar os estudos no campo da psicologia, da antropologia e da espiritualidade. “Nós tivemos temas ligados à espiritualidade de comunhão, à antropologia teológica, e um tema ligado à relacionalidade. Além disso, tivemos uma apresentação da fundamentação antropológica da Logoterapia. Também tivemos a prática terapêutica em que procuramos transmitir a abordagem dos conteúdos inconscientes em psicoterapia”, contou dr. Ismael.

Em sua avaliação sobre o encontro, dr. Ismael afirmou: “Foi muito bom! Os temas se interligavam de uma maneira extraordinária e pudemos perceber a conexão entre a abordagem psicológica, a antropológica e a espiritualidade. Foi muito bom e proveitoso e já temos uma data provável para o próximo encontro, no primeiro semestre de 2024”. A abertura para acolhida de novos membros no ICaPP acontece a cada dois anos.

No vídeo abaixo, alguns participantes falam como foi o encontro:

Confira algumas fotos do encontro:


Deixe um comentário