Entre os dias 12 e 16 de maio, o Seminário Santo Agostinho, em Maringá (PR), foi a sede do encontro do Instituto Católico de Psicologia e Pesquisa (ICaPP). Reunindo 27 participantes, incluindo psicólogos, médicos, um sacerdote, um diácono permanente e o bispo de Paranavaí (PR), Dom Mário Spaki, diretor espiritual do ICaPP, o evento abordou temas relacionados a espiritualidade, psicologia, e um projeto de iniciativa do ICaPP.

O encontro foi marcado por momentos de oração, missas diárias, partilhas de vida e oficinas da Técnica de Conteúdos Inconscientes (TCI), além de atendimentos e supervisões conduzidos pelo diretor do ICaPP, Dr. Ismael José Vilela.
Para o Dr. Ismael, a palavra que define o encontro é “comunhão”:
“Fizemos comunhão de nossas alegrias, dores, conhecimentos, experiências terapêuticas, experiências de vida, comunhão de bens. Comunhão com toda Igreja, nesse momento de partida do Papa Francisco e chegada do Papa Leão XIV. Fizemos comunhão da Palavra de Deus, refletindo sobre o mistério da Santíssima Trindade, o mistério da Redenção e da dor extrema de Jesus Abandonado. Éramos alimentados pela Eucaristia diária, pela recitação do terço. No final, ajoelhamos ao redor de Jesus Sacramentado, em adoração silenciosa. Tudo foi muito bonito”.
Rosimeire de Assis Silva Mariano, psicóloga de Dourados (MS), expressou sua gratidão pela oportunidade de participar:
“É um cuidado de Deus estar aqui com todos vocês, sinto-me abençoada por estes momentos de estudos, convivências e fé! Cada momento com vocês é precioso para mim! É enriquecedor ver como a fé e a psicologia podem se unir para ajudar as pessoas a encontrar sentido e propósito em suas vidas”.
A Irmã Angela Maria Junger, psicóloga de Curitiba (PR), destacou o espírito de comunhão vivido durante o encontro:
“Ser parte integrante do ICaPP é para mim, como ter encontrado uma pérola, a mais preciosa. Um presente e uma bênção que recebi do céu. No ICaPP me senti acolhida em minhas expectativas entre unir espiritualidade e ciência, onde respiramos leveza e harmonia”.
Rita Francischetto, psicóloga de Divinópolis (MG), compartilhou sua experiência:
“Com o coração cheio de gratidão, encerramos este encontro do ICaPP, um momento abençoado de partilha, reflexão e crescimento. Foi um verdadeiro privilégio estarmos reunidos em torno dos pilares que iluminam o caminho da existência humana: sabedoria, razão, fé e amor”.





