Mês da Bíblia – A PALAVRA DE REESTRUTURAÇÃO

O mês de setembro é dedicado à Bíblia. A Igreja no Brasil nos convida a nos aproximarmos da Palavra de Deus com mais atenção e interesse. Apresentamos o texto a seguir, no qual é proposta uma reflexão sobre a eficácia transformadora da Palavra de Deus em nosso ser mais profundo.


A PALAVRA DE REESTRUTURAÇÃO

1. A proximidade e as funções da Palavra de Deus

Cada Palavra de Deus, cada passagem da Escritura confronta o homem com uma nova maneira de pensar e de viver; leva-o a adquirir um novo olhar, a enxergar em outras direções diferentes daquelas que havia escolhido. Se permanecerdes em minha palavra, (…) conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8,31-32). Se vós conhecerdes a verdade, diz Jesus, e não se eu a conheço. Conhecer a verdade sempre nos compromete pessoal-mente.

Ninguém conhecerá, de fato, a verdade, isolando-se num saber livresco ou puramente intelectual. É um trajeto no qual o coração profundo estará implicado de forma integral, pois é nele que a Palavra vai ser acolhida, recebida, guardada. Como a chuva e a neve descem do céu, e para lá não voltam, sem terem regado a terra, tornando-a fértil e produtiva, dando semente ao semeador e pão ao que come, assim acontece com a palavra que sai de minha boca: não torna a mim sem fruto? (Is 55,10-11). Se amamos a Palavra, ela permanecerá em nós.

A Palavra revela-nos as grandes leis basilares da vida. É conhecendo e compreendendo o sentido profundo dessas leis de vida que cada um esclarece a maneira pela qual tomou falsos caminhos. Na escuta dessa Palavra, o olhar e o entendimento se modificarão. Abandonamos nossa sabedoria, para acolher a sabedoria de Deus. A Palavra concede-nos outra saída, mostra-nos outra direção além da rota escolhida para evitar assumir nossas dores.

A Palavra é também um chamado, um convite vigoroso para colocarmo-nos de pé, para abandonarmos nossos fechamentos a fim de tomarmos um caminho de vida. Levanta-te, toma o teu leito e anda. Lázaro, vem para fora, deixa teu túmulo, tua morada de morte. Queres ficar curado? Não fique no túmulo, Ele não está aqui. Por que procurais entre os mortos quem está vivo?

Enfim, a Palavra de Deus restituirá o tecido psíquico estragado. Será, então, possível receber uma palavra de reestruturação, que é diversa daquela que impele a nossa caminhada. Essa é “uma referência fundamental da verdade”. Introduz em nós um dinamismo de vida que nos faz sair do fechamento. É alimento novo e revigorante. Perscruta-nos, torna-se viva; a Palavra é para nós. Cura-nos exatamente onde estamos doentes. Essa Palavra vai alimentar nossa vontade, levando-nos a ter de ingerir um alimento que nos era desconhecido. Graças a ela, paulatinamente, nossos antigos alicerces serão substituídos por outros novos. Não vamos mais obedecer aos movimentos psíquicos, frágeis e imaturos, mas à Palavra de verdade.

Como lutar contra as trevas e as mentiras, senão introduzindo nelas a luz, a verdade? A melhor maneira de eliminar o antigo é viver o novo. A única maneira de lutar contra as trevas, de sair de uma palavra de mentira é substituí-la por uma Palavra de verdade. Se sabemos acolhê-la, a verdade lançará raízes sólidas, como uma árvore, de sorte que as aves do céu vêm aninhar-se em seus ramos. Tenho para comer um alimento que não conheceis, diz Jesus.

Nesse ponto da caminhada, compreendemos melhor a diferença entre as técnicas psicológicas (que têm todo o seu valor e são, às vezes, indispensáveis) e os caminhos de evangelização das profundezas, nos quais Deus vai restaurar-nos pela sua Palavra. A Palavra vai tecer, reconstituir, regenerar, recriar nossa psique e nossa psique maltratada. Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, as junturas e a medula. A Palavra cria: Faça-se a luz, e a luz se fez 2. Faça-se em mim segundo a tua palavra. Nesse momento, de verdade, o Verbo se faz carne em nós.

SIMONE PAROT. A Evangelização das Profundezas. Nas dimensões psicológica e espiritual. Editora Santuário. Páginas 163 a165.


Deixe um comentário